segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Por que eu gosto de ler livros?"

Me perguntou Alessandro Martins, e eu fiquei perplexo por um longo tempo. Já leio faz tempo. Na verdade, desde que me conheço por gente eu leio. Comecei na Turma da Mônica e hoje converso muito com Dostoiévski. Mas pra te dizer a verdade nunca parei pra me perguntar isso.
Acho que meu gosto por leitura se resume ao ato de conversar. Um belo, longo, e incrível diálogo entre o leitor e o escritor. "Mas quem lê, nada fala, só ouve!" bradam os broncos austeros no cume da montanha empunhando suas espadas de bronze. Ora pois, acalmem-se todos, eis que lhes explico o processo todo: existem coisas que todos nós ansiamos por palestrar, coisas que nos transcendem e que podem transceder outrem, mas que jamais teremos oportunidade de falar por todo tipo de razão. Então, diante da enorme palestra que não podemos cavaquear, o que fazer? Bem, só nos resta escrever, para que talvez algum dia alguém possa ler. E quando esse alguém interpretar o que está escrito, vai ter uma opinião sobre cada linha lida. Se uma opinião ocorre, meus caros, há uma conversa, por mais inaudita que seja, pode ter certeza que há. E sabe qual é a magia disso tudo? O ser que acabou de desbravar as linhas de um texto qualquer, tem o universo expandido porque agora ele sabe não só o que ele conheceu, mas possui consigo também o conhecimento de outrem. E o mundo que antes era só ciano, magenta e amarelo, vai tomando mais e mais cores que se confundem, crescem, e sempre tem algo novo a nos dizer.

5 comentários:

  1. Olá Antônio,
    Bravo, bravissimo! Excelente texto. E verdadeiro. A leitura amplia nossos horizontes, colore a nossa vida. Também penso assim. E o diálogo acontece sempre, exatamente como você disse. E é ali que reside a mágica, que faz com que, ao ler, nunca estejamos sozinhos.
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto, leve e interessante como uma conversa =) Ahhh, não poderia deixar de dizer que amei o nome do blog!!
    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela participação!

    Convido para a nova blogagem coletiva. Desta vez o tema é Meu Personagem Favorito de Livro: http://migre.me/3TwQ1

    Se puder participar novamente, será muito legal!

    ResponderExcluir
  4. Brigadão, Lívia, pelo elogio e por perceber a sutileza do título do blog.

    Eba, mais uma blgoagem coletiva!

    ResponderExcluir